Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Quão grato é o meu coração?

Quão grato é o meu coração?




Sempre ficamos muito satisfeitos em receber... Ficamos contentes e muitas vezes gratos pelas generosidades alheias. 
Sorrimos ao receber um presente, um abraço, um consolo... Um apoio... E quanto de nós temos ofertado ao nosso próximo? Será que reconheço a bondade infinita de Deus em minha vida, ou só estou representando para as pessoas pensarem que sou grato, sem verdadeiramente ser?

Isto deve ser uma reflexão feita por nós mesmos, de quanto reconhecemos e por isso devemos avaliar todos os motivos aos quais devemos ser gratos e reconhecer significa ter ação, não basta ficar sentado esperando as bênçãos continuarem vindo, sem nada fazer pelos outros, achando que Deus tem obrigação em nos dar algo, sem que nos esforcemos para merecer e sem que reconheçamos também onde precisamos melhorar...
Tem orado por aquele irmão aflito? Tem sido generoso nas ofertas que pode contribuir? Tem alimentado os pobres com água e pão? Tem vestido os nus que passam frio? Tem de fato feito tudo o que pode? Ou tem dado muitas justificativas?
Esse é um momento de sérias reflexões e ponderações. A questão é quão grato é o seu coração a Deus, por tudo o que tem recebido... Agradecer não é suficiente, é preciso demonstrar, ter ação e atitude em dizer: "Sou grato a Deus e por isso irei agir desta forma, esse é o correto."




Você pode se perguntar: "mas porque eu deveria agradecer tanto assim, se tanto me falta?" 
Eu pergunto: "falta mesmo, tanto assim?" Responda...

 - Tem um teto para morar? Ainda que seja alugado...
- Tem comida na mesa?
- Tem saúde? Ainda que não totalmente...
- Tem disposição?
- Tem família para receber e dar amor?
- Sabe falar?
- consegue ouvir?
- Sente ou recebe amor?
- Tem trabalho?
- Tem saúde mental?
- É responsável por suas atitudes?
- Tem 6 habilidades que você possua?
- Tem 10 bens materiais?
- Quantas pessoas que amam estão vivas e com saúde?
- Pessoas que passaram em sua vida que trouxeram algo de bom?
- 10 coisas na natureza pelo qual é grato?
- Coisas que você tem, que são essenciais na sua vida?

Então... Você tem muitos motivos para agradecer!



"Nosso Pai Celestial ordena que sejamos gratos em todas as coisas (ver I Tessalonicenses 5:18) e que demos graças pelas bênçãos recebidas (ver D&C 46:32). Sabemos que todos os mandamentos Dele têm por objetivo trazer-nos felicidade e sabemos também que quebrar os mandamentos resulta em infelicidade." Henry B. Eyring

"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." 
(1 Tessalonicenses 5:18)

Para evitarmos a infelicidade devemos ter um coração mais grato; ainda que passemos por muitas dificuldades, ainda assim devemos ser gratos; muitas situações podem nos fazer mais rudes e frios sobre a gratidão; enfermidades, decepções, perdas de entes queridos ou financeiras... 

Quando somos gratos mesmo diante aos desafios, conseguimos ter esperança, conseguimos ter um sorriso nos lábios, mesmo em meio às lágrimas, essas tristezas podem ser diminuídas pelo conforto que o Senhor pode nos dar; quando somos mais gratos conseguimos enxergar até mesmo as bênçãos em forma de dificuldades, que servem para nos fortalecer e moldar.

Mesmo que não tenhamos facilidade de valorizar ou reconhecer nossas bênçãos, precisamos ampliar nossa visão, deixar o coração aberto e preparado para compreendê-las. Muitos só começam a valorizar o que tem, quando perdem e aí é tarde para dar valor... Pois já não há muitas chances de ter de volta o que antes tinha.
Quando somos gratos reconhecemos a grandeza de Deus e deixamos de ofender ao Senhor sendo ingratos.

Se sentirmos dificuldades em sermos gratos, devemos orar ao Pai Celestial, pedindo ajuda a termos um coração mais manso e suave, conforme é à vontade do Senhor.

Ajudar ao próximo é a melhor forma de reconhecer o amor de Deus e ser grato por esse amor.


Sobre gratidão conta-se esta história:

"Minha oração foi respondida certa vez quando um casal que até então eu não conhecia     me convidou para ir a um hospital. Lá vi um bebezinho tão pequeno que cabia na palma de minha mão. Em apenas algumas semanas de vida, aquela menininha passara por múltiplas cirurgias. Os médicos tinham dito aos pais que mais cirurgias difíceis no coração e nos pulmões seriam necessárias para garantir a vida daquela filhinha de Deus.
A pedido dos pais, dei uma bênção do sacerdócio ao bebê. Na bênção incluí a promessa de que sua vida seria prolongada. Além de proferir a bênção, eu mesmo fui abençoado com um coração mais grato.
Com o auxílio do Pai, todos nós podemos optar por ser mais gratos. Podemos pedir-Lhe que nos ajude a enxergar nossas bênçãos com mais clareza, sejam quais forem as circunstâncias. Naquele dia, senti, mais do que nunca, gratidão pelo milagre do funcionamento de meu próprio coração e de meus pulmões. A caminho de casa, agradeci pelas bênçãos concedidas a meus filhos, as quais consegui constatar com mais clareza serem milagres de generosidade de Deus e de pessoas boas à volta deles.
Acima de tudo, senti gratidão pelos efeitos visíveis da Expiação na vida daqueles pais angustiados e na minha. Eu vira esperança e o puro amor de Cristo brilhar no semblante deles, mesmo em meio a suas terríveis provações. E senti a confirmação a que temos direito quando pedimos a Deus que nos revele que a Expiação pode nos permitir sentir esperança e amor." 
Henry B. Eyring

Veja mais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário