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terça-feira, 3 de junho de 2014

Como vender mais? Consultoria em Recursos Humanos e Capacitação.

Como vender mais?


Você como administrador ou gestor, por acaso já se deparou com essa constante?

- Como vender mais? Como produzir de maneira mais eficiente e rentável? Como motivar meus funcionários?

Veja bem, qualquer empresário em algum momento já passou por essa situação... Já se debateu com essas perguntas e talvez não tenha compreendido o X da questão! Não se trata apenas de uma postura diferenciada dentro da organização, falando da parte de gestão, porque é daí que tudo começa... Mas acaba sendo um conjunto de modificações e particularidades, que devem ser planejadas, e bem executadas. Sim muitas vezes o problema está no líder que você colocou lá dentro, sabemos que no mercado existem perfis e perfis de líderes e quando não se tem um bom líder, tudo realmente poderá começar a desandar!

Um bom líder atende a vários critérios. Certamente ele não será perfeito, mas terá atributos que fará grande diferença na hora das tomadas de decisão. Eu posso listar tantos tópicos sobre esse assunto, mas não quero me prolongar demais sobre isto agora, creio que temos espaço suficiente para desenvolver em outros momentos esse tema tão importante na organização. Porém quero que nosso foco esteja no critério das vendas...



Em primeiro lugar neste sentido quero que façamos algumas perguntas... Eu tenho inúmeras delas, mas colocarei algumas apenas.

  1. Quem são meus vendedores (começando por aí...) Você os conhece de verdade
·        Eles gostam do que fazem?
·        Eles conhecem o produto?
·        Eles fazem uso, já viram, conhecem a programação ou já experimentaram o produto?
·        Quais as dificuldades que encontram ao vender cada produto?
·        Quais são as barreiras na comunicação? Elas existem?
·        Que resultados espero e que resultados estou disposto a obter?
·        Tenho novas ideias ou me encontro acomodado a situação?
·        Tenho consciência da minha importância no crescimento da empresa?
·        Que técnicas e estratégias de vendas costumo usar?
·        Estimulo ou desestimulo a venda dos produtos? Por quê?!
·        Mantenho a atenção do cliente ou falo como uma máquina?
·        Estou atento às necessidades deste cliente?

·        Eu o ajudo a escolher um bom produto ou deixo-o confuso sobre que produto comprar?

  1. 2. Pesquisa de marketing
·        Quem são meus clientes?
·        O que eles querem comprar?
·        Por que eles querem comprar o meu produto, vantagens e benefícios?
·        Facilitar o diálogo em mídias, blogs, sites e marketing.
·        Como prendo a atenção deste cliente?
·        Como estimulo este cliente a comprar meu produto?


  1. 3.
    Como captar clientes
·        Faça uma apresentação verbal/visual com otimismo e positividade.
·        Construa um relacionamento profissional e ético com os clientes.
·        Incentivos (promoções e vantagens).
·        Explicação e foco nas vantagens do produto.
·        Benefícios.
·        Economia.
·        Conhecimento sobre o produto.
·        Competência e firmeza na negociação.
·        Desenvolva uma estratégia de curiosidade no cliente.
·        Esteja atento às dúvidas dos clientes.
·        Apresente o produto com segurança. (Insegurança é facilmente perceptível).
·        Vista a camisa da empresa. (Tenha consciência de que se a empresa cresce você cresce também).
·        Por que eu posso vender este produto? (Bom, econômico, divertido, dinâmico, fácil).


  1. 4.Gerenciamento
·        Monitoramento e supervisão.
·        Atualização sobre produtos e promoções.
·        Excelência do serviço prestado.
·        Acompanhamento no crescimento ou reparos e alterações nas falhas.
·        Estímulo a novas ideias.
·        Implantação e gerenciamento de desafios.
·        Plano de recompensas e benefícios.
·        Diminua a tensão (reclamações clientes sobre o produto), mude as possibilidades negativas e transforme-as em positivas, reverta a situação.
·        Estratégias de vendas.


Expus algumas perguntas para se inciar uma investigação dentro da organização. Se você como gestor não considerar essa opção, dificilmente terá respostas para trabalhar sobre os problemas existentes. Não dá para viver no sistema ilusória do achismo, do supor, você tem que obter dados reais e precisos para que assim possa desenvolver uma metodologia e usar as ferramentas exatas que alavancarão seu negócio e impulsionará a ter maior qualidade, rendimentos e satisfação.

Pense nisso!

Escrito por Fernanda Ferraz, consultora em Recursos Humanos e capacitação de desenvolvimento organizacional e empresarial.

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